Unidade 8

Resolução de problemas com planilhas eletrônicas


Caro cursista,
Nesta unidade, conheceremos uma ferramenta que serve muito à organização do trabalho dom professor. Sua importância pedagógica também é destacável principalmente nos momentos em que precisamos fazer a organização de dados como em uma atividade de pesquisa. Esta será ainda uma ferramenta fundamental sempre que pensamos em atividades envolvendo o tratamento da informação.
Trabalharemos com o software Calc, que faz parte do pacote de ferramenta do LibreOffice. Este software nos ajuda a resolver muitas situações cotidianas, abrangendo dados organizados na forma de tabelas, ou matrizes em linhas e colunas. Trata-se daquela situação típica do professor que, ao final de um período, precisa fazer o cálculo das médias dos alunos, sendo que a mesma conta se repete para cada linha de uma tabela onde estão listados os nomes de todos os alunos da turma.



Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática:
 Ao final dessa unidade, esperamos que você chegue a:

- Compreender e utilizar as principais funcionalidades das planilhas eletrônicas, na sistematização, descrição e análise de dados.
- Identificar o tipo ou a categoria de problemas que pode ter sua solução potencializada com o uso das planilhas de cálculo.
- Apontar algumas das principais vantagens das planilhas no aprendizado da matemática (e de campos afins).



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário